segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O verdadeiro futebol!


Peço licença aos torcedores Palestrinos para falar de um assunto diferente aqui no blog. O verdadeiro futebol!

Sábado dia 3 de setembro, tive a oportunidade de conhecer uma história que somente quem sabe o que é o verdadeiro futebol, vai entender o porque de eu estar escrevendo esse texto!

Por causa de um projeto da faculdade, fui conhecer uma ONG chamada APEAS (Associação Pró Esporte Atletas da Sul). Um projeto iniciado na região do Capão Redondo e com pouquíssimos (leia-se praticamente nenhum)Conseguem fazer um trabalho FODA!

Começamos a reunião, falando com a Mara, uma moça simpatica que se dedica ao projeto há muito tempo. Ela nos contou que a associação, que tem como nome fantasia, Jorg Bruder, se dedica as categorias sub 8 até a sub 16 de futebol de campo, e ao futsal feminino! Uniformes, bolas, redes, chuteiras são fruto de doações (a ong, recentemente fez uma "parceria" com a Nike. Porém a nine só cede materiais esportivos usados e não entra com dinheiro). A MAra nos contou que não compram uniformes novos a 5 anos e graças a Dona Jô, uma senhora da comunidade, as camisetas são lavadas, costuradas, e estão sempre prontas para a molecada!

As crianças que jogam nesse time, são em sua maioria de regiões da periferia da zona sul de São Paulo, Capão Redondo, Parelheiros e seus entornos. O campo para treinamento fica na região do LArgo 13 de maio, relativamente longe da maioria das crianças! Várias crianças não possuem condições de ir em todos os treinos por questões financeiras. Ai começa a parte que o futebol de verdade fala mais alto! Quando alguma criança perde treinamentos por questão de dinheiro, os pais dos outros jogadores do time ajudam (financeiramente) esses que não estão conseguindo ir treinar. É bom sempre lembrar que o time é composto 99% de pessoas de regiões carentissimas de São Paulo!

A Ong faz um trabalho social, que realmente impressiona. Pouco recurso, pouca ajuda, mas muita vontade e resultados que aparecem na "sala de troféu" que também é sede, departamento financeiro, cozinha, almoxarifado.

Porem o que realmente impressiona é a disposição de todos que trabalham lá. Conversei com o Seu Mundinho, um senhor com seus 60 e poucos anos, que falou a seguinte frase pra mim: "Estou aqui desde 94, antes disso joguei futebol minha vida inteira, sempre tive minha vida ligada ao futebol, o futebol é o que amo e o que eu sei fazer e é isso que eu quero fazer até o fim da minha vida".

Seu Mundinho, não só gosta, como entende e muito de futebol. Estuda táticas, procura palestras e dicas na internet! 

Conversando com ele, falei que gosto muito de futebol, e falei que o verdadeiro futebol, estava ali, com ele e com os ensinamentos dele! Ele me disse que certa vez, passou 4 meses sem receber salário, para que pudessem comprar redes e bolas para treinos e jogos.

E para vocês que sabem o que é futebol de verdade, ele me disse do repudio que tem pelas pessoas que nós também repudiamos: Os empresários!
Ele contou algumas passagens que teve com essa corja, que acabaram por prejudicar jogadores dele!

Toda essa visita realmente me animou e me mostrou um sentimento que eu só tive na imaginação. O Sentimento de estar vivendo o futebol de verdade, onde as coisas são feitas por amor, pelo povo e par ao povo. Não a toa, todas as categorias tem rivalidade com os times do Jockey (time da região nobre da zona sul, onde os jogadores pagam e muito para vestirem a camiseta).

Tive a oportunidade de conversar com alguns dos moleques e lá o sentimento que eles me passaram foi exatamente o sentimento de independente de onde estiverem, eles querem jogar futebol por amor, não por dinheiro  ou por nada! E é esse o sentimento passado por seu Mundinho e os outros técnicos! A humildade de todos, é o que dá força para o time ser campeão em torneios sul-americanos e indo jogar torneios na frança, todos pagos com ajuda de doações, onde somente o passaporte saiu do bolso das crianças!

Este é um projeto que eu conhecia pouco, me aprofundei no sábado e com certeza vestirei a camiseta! Torço para que todos os 600 jogadores que eles possuem, mantenham a mesma humildade e que ajudem o nosso futebol a deixar de ser somente um comercio e sim um esporte do POVO!

Abaixo seguem as informações da Ong para quem quiser conhecer melhor:


Associação Pro Esporte aos Atletas da Sul - APEAS
Rua Amaro Gomes de Andrade, 08 – Parque Santo Antonio
(11) 5523-4616
www.jbruder.com.br

Nenhum comentário: